domingo, 31 de outubro de 2010

Literatura de terror - gótica


Castelo do Conde Drácula, na Romênia
A literatura de terror, ou literatura gótica está em alta na mídia. Obras do cinema e da Literatura voltada para o público adolescente popularizaram figuras lendárias como o vampiro, o lobisomem, os mortos-vivos e figuras aterrorizantes. Sem entrar nos méritos qualitativos, não podemos esquecer de que este gênero já existe há muito tempo e produziu grandes clássicos em tempos distantes nos quais o cinema, a TV, as redes sociais da internet não existiam.
Tudo começou com Horace Walpole e o romance “O castelo de Otranto”, obra do ano de 1764. Nestes primeiros períodos, a Literatura gótica utilizava-se do físico para causar horror e provocar sentimentos intensos de medo no leitor. Os lugares aterrorizantes eram os castelos medievais, as florestas escuras com árvores altas, casas solitárias e abandonadas. Grande representante deste período, temos a inglesa Ann Radcliff. Em seus romances, figuras humanas são colocadas em lugares que propiciam a mente humana a vagar pelos caminhos do medo do desconhecido, de outros mundos, daqueles que já partiram desta vida. Surgiram também criaturas horripilantes, monstros sanguinários e de aparência extremamente assustadora. Um grande representante destas figuras é o “Frankenstein” , da inglesa Mary Shelley. Construído com pedaços de cadáveres humanos, o monstro tornou-se uma figura mítica e no mundo moderno ganhou muita popularidade através das inúmeras representações no cinema.
No ano de 1809, nascia em Boston, nos Estados Unidos, um escritor que mudaria para sempre os rumos da Literatura de terror. Seu nome é Edgar Allan Poe, que teve um morte misteriosa e uma vida cercada de tragédias, vícios e fracassos. Grande contribuidor para o desenvolvimento do conto como gênero literário, Poe colaborou para a criação da Literatura policial e modificou a forma de escrever sobre o mundo assustador.
Diferente dos seus antecessores, Poe não se utilizava de artimanhas físicas, como espaços e figuras sobrenaturais para causar medo e espanto. Ele criou inúmeras personagens psicologicamente aterrorizadas, figuras humanas aparentemente normais, em espaços normais; que guardavam em suas mentes obsessões e perversidades que as levavam a situações aterrorizantes, crimes, perdições, maldades. Para Poe, um gato preto acendia no coração de um homem tido como puro, os desejos mais cruéis, a consciência mais doentia. Um olho com catarata causava horror em um homem e levava-o a transformar-se num assassino frio e calculista, enquanto tenta convencer o leitor de que não é louco, pois um louco não teria agilidade suficiente para planejar e premeditar um crime perfeito. Os dentes brancos feito marfim da prima adoentada podem tornar-se objeto de desejo de um jovem, fazendo com que ele vá até as últimas consequências para tê-los para si.
Os poemas de Poe também merecem destaque. Em “O corvo” a ave agourenta bate a janela de um homem solitário a meia-noite e o recorda a amada perdida para a morte. Em “Annabel Lee”, os anjos sentem ciúmes do amor perfeito de dois jovens que tem suas almas unidas desde a infância; os ciúmes se devem ao fato das figuras angelicais não aceitarem uma amor tão puro, perfeito e intenso em dois seres humanos, pois este sentimento não é possível nem entre os mensageiros celestes.
Edgar Allan Poe foi um divisor de águas para a Literatura gótica.
Na Irlanda, especificamente no ano de 1897, um romancista chamado Bram Stoker, criou a lenda do vampiro, hoje tão difundida e modificada por escritores populares.
Bram Stoker baseia-se numa figura histórica, o Conde Vlad Dracul (dragão ou demônio),que nasceu no ano de 1431 na Transilvânia, (onde fica localizado o famoso castelo do Drácula). O Conde Vlad foi guerreiro e herói romeno da guerra contra os turcos, que ficou conhecido como “O Empalador” devido a crueldade usada para com seus prisioneiros de Guerra. O “Drácula” de Bram Stoker é o primeiro vampiro da Literatura, a figura inicial da lenda dos mortos-vivos que se alimentam de sangue e vivem eternamente. Depois dele vieram os belos e atraentes vampiros de Anne Rice, e mias recentemente, as figuras controversas dos romance de Stephanie Meyer. Os personagens da saga “crepúsculo” conquistaram o amor de milhares de adolescentes no mundo inteiro, mas ganharam também o ódio de muitos críticos que os consideram deturpados, indignos de sucederem o clássico de Bram Stoker, ou até mesmo os de Anne Rice.
Fica para o leitor a dica: conheçam os clássicos do gênero. É uma viagem excepcional ao mundo do terror, das grandes lendas, dos grandes personagens e lugares pelos quais nossa mente divaga nos mistérios do medo.

Um comentário:

  1. Olá, aproveito para deixar uma dica literária sobre Edgar Allan Poe, chama-se "A sombra de Poe" do escritor Matheww Pearl, excelente livro que narra os últimos dias da morte misteriosa de Poe.

    ResponderExcluir