domingo, 8 de agosto de 2010

Oscar Wilde


Oscar Fingall O'Flahertie Wills Wilde, ou simplesmente Oscar Wilde, nasceu no dia 16 de outubro de 1854 em Dublim, na Irlanda. Seu pai era o célebre cirurgião irlandês Sir William Wilde e sua mãe era escritora e se chamava Jane Francesca Elgee.
Quando tinha vinte anos, Oscar Wilde passou a frequentar a Universidade de Oxford, depois de ter estudado no Trinity College, de Dublim. Passou então a assumir um papel de chefia num movimento estético com influências de Maththew Arnold, Ruskin e Pater. Em 1881 publicou um livro "Poemas" e, em 1882, fez uma viagem para a América, onde proferiu inúmeras conferências e expôs a sua "Filosofia estética". Foi encenada em Nova Iorque a sua primeira peça "Vera".
No ano de 1884 se casou com Constance Lloyde, e a partir de de 1888 iniciou uma fase de intensa produção literária com "O Príncipe Feliz". Seguiram-se "O Crime de Lord Arthur Saville e Outras Histórias" em 1891, e seu único romance "O Retrato de Dorian Gray" que, publicado também em 1891, tornou-se uma das obras mais marcantes da carreira literária de Oscar Wilde.
Sua primeira comédia, "O Leque de Lady Windermere", foi publicada no ano de 1892. No ano seguinte, estreava em Paris "Salomé" escrita em francês. As comédias Im"Uma Mulher sem Importância" e "Um Marido Ideal" de 1895, retratam brilhantemente, num misto de superficialidade e sentimentalismo , as convenções da "Boa Sociedade". É também de 1895 "Quanto Importa Ser Leal" , apurada crítica da sociedade britânica do seu tempo. Estas comédias de salão, escritas com ironia e notáveis paradoxos, servidos por um diálogo muito vivo, fizeram com que Oscar Wilde renovasse a dramaturgia vitoriana.
Porém, pouco depois de alcançar a glória como escritor, Oscar Wilde foi acusado de manter um relacionamento amoroso com um jovem. Ele foi condenado a dois anos de trabalhos forçados. Cumprida a pena, Oscar Wilde estava aruinado materialmente. Sendo abandonado pela família ele foi viver em Paris. Ainda publicou "Balada do Cárcere de Reading" em 1898.
No dia 30 de Novembro de 1900, o mundo perdeu o grande escritor Oscar Wilde, um defensor da liberdade da arte perante a vida, que definia-se perfeitamente ao afirmar que "O objetivo da arte é revelar a arte e esconder o artista". "De profundis" foi uma obra póstuma publicada no ano de 1905.

Nenhum comentário:

Postar um comentário