sábado, 8 de maio de 2010

A obra de Érico Veríssimo - Parte 1

Introdução
O período de 1930 a 1945 registrou a estréia de alguns dos maiores nomes da literatura brasileira. Autores como José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Érico Veríssimo produziram uma literatura de caráter construtivo, mais maduro, aproveitando as conquistas da geração de 1922 e sua prosa inovadora.
Um campo propício para a denúncia social surgia no país, devido as transformações vividas com a Revolução de 1930 e o conseqüente questionamento das tradicionais oligarquias, além dos efeitos da crise econômica mundial e os choques ideológicos que levaram a posições mais definidas e engajadas.
Na busca do homem brasileiro, o regionalismo ganha uma importância até então não alcançada na Literatura Brasileira, levando ao extremo as relações do personagem com o meio natural e social.
Merece grande destaque os escritores nordestinos que vivenciaram a passagem de um Nordeste medieval para uma nova realidade capitalista e imperialista.
Coube a Érico Veríssimo representar o Sul nas questões regionais. O escritor gaúcho iniciou a sua carreira com um livro de contos “Fantoches” e depois iniciou o “ciclo de Clarissa e Vasco”, com romances urbanos, com os dramas existenciais, a solidão e a falta de solidariedade humana. Esta fase da sua obra o tornou muito popular.
Com a trilogia “O Tempo e o Vento”, ele conta a história do Rio Grande do Sul desde o século XVIII até o governo Vargas. Desta fase, surgem personagens heróicos como Ana Terra e o Capitão Rodrigo.
Na terceira fase, o autor se dedica a temas atuais. Entre eles estão “O Senhor embaixador”, “O Prisioneiro” e “Incidente em Antares”.
O autor escreveu também livros infantis, literatura infanto-juvenil, viagens, contos e biografia. Foi também tradutor.
Em 2005 comemorou-se o centenário do nascimento de Érico Veríssimo e várias homenagens foram dedicadas a este grande autor que amava o Brasil e o Rio Grande do Sul e não deixou de cantar as belezas e as mazelas da sociedade na qual viveu.
O Tempo e o Vento
A primeira fase da obra de Érico Veríssimo é marcada pelo “ciclo de Clarissa e Vasco”. Muitos críticos acusam Érico Veríssimo de ser redundante ao utilizar os mesmos personagens em vários romances. Não se pode negar, porém, que os livros desta fase tornaram o autor muito popular e que nela estão dramas urbanos e personagens encantadores, que narram através da sua luta para sobreviver na sociedade os anseios e angústias dos leitores.
A segunda fase de Érico Veríssimo é muito elogiada pela crítica e é formada pela trilogia “O Tempo e o Vento”. O nome do romance é carregado de simbologia, já que o Tempo é a corrosão, a morte, passagem, destruição e o Vento é a repetição, continuidade, permanência.
O livro é dividido em:
- O Continente escrito entre os anos de 1949 a 1962. Tem a duração de cento e cinqüenta anos, iniciando com m episódio das missões jesuíticas em 1745 e encerrado com o fim do cerco ao sobrado dos Cambaras em 1895. Dele é extraído “ Um certo capitão Rodrigo”. “O Continente” traça as origens da sociedade Rio-Grandense.
- O Retrato por sua vez centraliza asa primeiras décadas do século XX retrata o momento no qual velhos oligarcas são substituídos por caudilhos ilustres, como o Dr. Rodrigo cambará.
- O arquipélago mostra a derrocada da família dirigente e também a decadência política dos estancieiros gaúchos. Também está presente a emergência social de novos grupos como os italianos e alemães, por exemplo.O romance abrange dois séculos e “O Retrato”e “O arquipélago” têm a duração de cinqüenta anos. Encerra-se com a queda de Getúlio Vargas em 1945 e o fim da dominação estancieira no Rio Grande do Sul.

2 comentários:

  1. GOSTARIA DE OBTER POR MEIO DESDE SITE, SE POSSIVEL FOR, A RESENHA DO LIVRO O RETRATO, DE ERICO VERISSIMO, COM CERTA RAPIDEZ. E EXTREMA URGÊNCIA. AGRADEÇO AOS QUE PODEREM ME AJUDAR.

    CASO TENHA ESTA RESENHA DESEJADA, ENTRA EM CONTATO COM A INTERESSADA NA MESMA.

    E-MAIL: maiara_oliveira26@hotmail.com

    FAVOR MANDAR POR E-MAIL. POIS INFELIZMENTE POR MOTIVOS MAIORES, NÃO TENHO POSSIBILIDADE DE SER ENCONTRADA ON-LINE NESTE ENDEREÇO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO, AOS QUE ASSIM COMO EU, APRECIAM A OBRA DESDE MARAVILHOSO ESCRITOS.
    E POR ENTERDER MELHOR QUE MINHA PESSOA. POSSA ESTAR ME ENVIANDO ESTA RESENHA.

    Grata: Maiara Leite

    ResponderExcluir