segunda-feira, 24 de maio de 2010

Inglês de Sousa


Na cidade de Óbidos, localizada no estado do Pará, nasceu Herculano Marcos Inglês de Sousa no dia 28 de dezembro no ano de 1853.
Quando contava com onze anos, o futuro escritor mudou-se para o Maranhão, onde, no Colégio de Sotero dos Reis, completou os primeiros estudos iniciados no Pará.
No ano de 1867, foi matriculado no Colégio Pereseverança do Rio de Janeiro para fazer os estudos secundários. Em 1875, enquanto estudava Direito na Faculdade do Recife, escreveu o romance "O Cauculista", sob o pseudônimo de Luís Dolzani. O romance de estreia só foi publicado no ano seguinte em Santos, no estado de São Paulo.
Inglês de Sousa terminou o curso de Direito na cidade de São Paulo, para onde se transferiu em 1876, ano no qual publicou, ainda sob pseudônimo, o romance "História de um pescador". No ano seguinte, publicou "O Coronel Sangrado".
Em 1878 dedicou-se ao jornalismo e à política, fundou em Santos O Diário de Santos e a Tribuna Liberal. Ingressou no Partido Liberal.
Em 1882 elegeu-se presidente do Espírito Santo, depois de ter sido presidente do Sergipe. Retornou a Santos e, abandonou a política, passando a se dedicar à advocacia.
No ano de 1891 publicou "O Missionário", escrito em 1888. Em 1892 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como professor de Direito. Foi neste mesmo ano que publicou o livro de contos "Contos Amazônicos".
Inglês de Sousa participou da fundação da Academia Brasileira de Letras e, dois anos depois, foi nomeado presidente do Instituto da Ordem dos Advogados e do 2º Congresso Jurídico Brasileiro.
No dia 06 de setembro de 1916, o escritor morreu no Rio de Janeiro.


Um comentário:

  1. Parabens pela proposta, estilo e conceito adotado neste blog! sigo e retornarei!

    abraço pra vocês duas!

    e viva a literatura!

    ResponderExcluir