quinta-feira, 22 de abril de 2010

Manuel Antônio de Almeida


No dia 17 de novembro de 1831, na cidade do Rio de Janeiro, nascia o futuro escritor Manuel Antônio de Almeida. Ele, que teve seu lugar garantido na história da Literatura brasileira pelo romance "Memórias de um Sargento de Mílicias", ingressou na Academia de Medicina com apenas 17 anos e, foi também com esta idade, que começou a trabalhar como revisor e redator do Jornal Correio Mercantil.
Entre os anos de 1852 e 1853, a vida literária de Manuel Antônio de Almeida começou, ele publicou em folhetins no suplimento dominical "A Pacotilha" do Correio Mercantil, o seu primeiro e único romance "Memórias de um Sargento de Mílicias". Nos anos seguintes, o autor formou-se em medicina, profissão que nunca exerceu. Ele também publicou o romance em dois volumes, pela Tipografia Brasiliense do Rio de Janeiro, sob o pseudônimo de "Um Brasileiro".
No ano de 1857 o escritor foi nomeado direto da Imperial Academia de Música e Ópera Nacional.
Ao ser nomeado admistrador da Tipografia Nacional em 1858, Manuel Antônio de Almeida viveu um episódio muito curioso ao empregar o tipógrafo Machado de Assis. Um escritor que escreveu um romance com nuances Realistas ajudava o futuro solidificador do estilo no Brasil.
Ele ainda publicou a peça de teatro "Dois Amores" no ano de 1861, neste mesmo ano, a carreira brilhante de Manuel Antônio de Almeida foi interrompida, quando ele faleceu no naufrágio do vapor Hermes no litoral de Campos no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário