terça-feira, 27 de abril de 2010

Alexandre Dumas Pai


Alexandre Davy de la Pailleterie é o nome completo de um dos maiores escritores da Literatura Francesa e mundial. Ele publicava os livros com o pseudônimo de Alexandre Dumas Pai, para diferenciar-se do filho Alexandre Dumas, que também é escritor (tem como obra-prima o romance "A dama das Camélias).
Dumas pai nasceu em Villers-Cotterêts, na França, no ano de 1802, filho do General Thomas A. Dumas. Aos vinte ans, o futuro escritor decidiu ir para Paris, com uma carta de recomendação do General Foy, que lhe garantiu emprego nos escritórios do Duque de Orléans. Neste período, ele começou a escrever novelas e poemas e lançou em parceria com um amigo "A Caça e o Amor" e no ano seguinte, "As Núpcias e o Enterro". Com estas obras revelou-se um grande dramaturgo.
Em 1829, lançou o drama "Henrique III e Sua Côrte", um dos maiores êxitos teatrais do período romântico. Entusiasmado com a nsurreição de 1830, ele foi a Vendée para organizar uma guarda nacional. Daí em diante, sua vida se dividiu entre a literatura e a política.
Dumas lançou-se também numa aventura italiana ao lado de Garibaldi, de quem decidira fazer uma biografia. Entre estas peripécias, Alexandre Dumas escreveu inúmeros romances que eram publicados num infindável número de jornais, o que difundiu seu nome por todo o mundo. O grande escritor francês ainda fundou um teatro que apresentava somente suas peças históricas e também jornais, que publicavam suas obras e, segundo dizia-se na época, eram escritos inteiramente por ele.
Os romances de Alexandre Dumas Pai tornaram-se clássicos da Literatura Mundial e povoam a mente dos leitores de qualquer geração, com um misto de aventuras, valentia e amores frustrados. Alguns criaram estereótipos, como "O Conde de Monte Cristo", romance no qual o herói é humilhado e tem tudo arrancado de si, criando assim,um desejo de vingança que o motiva a persistir e acabar com aqueles que o injustiçaram. Quem não conhece este enredo? Em nosso tempo, muitas novelas de TV apresentam figuram parecidas com Edmundo Dantès...outro clássico do escritor é o romance "Os Três Mosqueteiros", considerado por muitos sua obra-prima. No Romance "Os Irmãos Corsos", Dumas Pai trata da união espiritual existente entre irmãos gêmeos que nasceram ligados pelo flanco e possuem sentimentos mútuos.
Alexandre Dumas Pai morreu em 1870, em Puys, na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário