quarta-feira, 17 de março de 2010

Bernardo Guimarães


Bernardo Joaquim da Silva Guimarães nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, no dia 15 de agosto de 1825. Ainda criança, mudou-se com a família para a cidade de Uberaba, onde iniciou os estudos, que foram concluídos em Campo Belo e Ouro Preto. No ano de 1847, Bernardo Guimarães matriculou-se na faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, tornando-se amigo do poeta Álvares de Azevedo. Os dois participaram da "Sociedade Epicureia", que pretendia instalar em São Paulo a boêmia byroniana.O curso foi concluído em 1852, mesmo ano em que o escritor publica seu primeiro livro, "Cantos da Solidão", de poesias. Ainda em 1852, Bernardo foi nomeado Juiz Municipal de Catalão, em Goiás.
No ano de 1860, o escritor inicia suas atividades jornalísticas como crítico literário em "Atualidade" . Em 1861, volta a exercer o cargo de Juiz Municipal de Catalão em Goiás e em 1867, ele regressa a Ouro preto onde se casa e passa a dedicar-se ao Ensino de Retórica e Poética no Liceu Mineiro.
A vida de romancista de Bernardo Guimarães começa no ano de 1869, quando ele publica "O Ermitão de Muquém". Em 1872 ele publica "O Seminarista" e em 1875, publica seu romance mais popular: "A Escrava Isaura", romance que tem como tema a escravidão. Bernardo Guimarães foi ainda professor de Latim e Francês.
Um dos principais romancistas rurais do Brasil, Bernardo Guimarães escrevia sovre temas comuns a região na qual vivia, tornardo-se assim, muito popular na sua época, popularidade esta que cresceu no século XX e XXI, com as adaptações para a TV do romance "A Escrava Isaura" que condensa as principais características de um folhetim romântico, como a oposição entre "Vilões e Mocinhos" e as várias peripécias amorosas pelas quais o casal protagonista tem que passar antes do final feliz.
Bernardo Guimarães faleceu no dia 10 de março de 1884 na cidade de Ouro Preto. Ele é patrono da cadeira número 5 da Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário