quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Tempos Difíceis - Charles Dickens


"Tempos Difíceis" escrito no ano de 1854, marca um período importante da obra do autor. É um livro de idéias, embora não se possa denominar propriamente um livro de combate. Nele se apresenta um aspecto novo na sociedade provinciana de seu tempo, a luta entre o moderno e o antigo, através da burguesia e de pensamentos novos, como o Positivismo, por exemplo. Dickens apresenta uma feia cidade chamada Lancashire Coketown - cidade do carvão coque - com sua fábrica de tecidos e algodão. Uma cidade marcada pela Revolução Industrial evidenciada no aspecto cinza dos tijolos e nas altas chaminés que mandavam para o ar serpentes intermináveis de fumaça.
As condições de trabalho eram terríveis; um operário era obrigado a trabalhar quanto tempo sua constituição permitisse e as crianças eram levadas a um trabalho desgastante com o intuito de "tirá-las das ruas e das seduções que a vida mundana proporcionava".
Nas palavras de Tomás Gradgrind na escola da cidade: "- Bem, o que eu quero são Fatos. Ensine a estes rapazes e a estas meninas uma coisa, apenas: Fatos" notamos que ele era um homem de realidades, de fatos e de cálculos; o autor utiliza esta característica em contraste com a menina Sissy Jupe, filha de um trabalhador do circo, um homem que utiliza a arte como meio de sobrevivência, fato que deixa Tomás Gradgrind perplexo e o encoraja a levar a menina para casa como sua pupila, já que seu desejo era tornar aquela escola um modelo do pensamento exato.
A crítica ao atraso da educação que permite a submissão total da classe trabalhadora aos conceitos da Burguesia também está presente no texto. Neste sistema de opressão surge o operário Stephen Blackpoul, um sofredor dono de ideias seguras que andam longe da retórica de certos líderes da época.
"Tempos Difíceis" é uma obra imortal que representa um libelo contra ideias e preconceitos arraigados na sociedade, pois apresenta uma visão de abusos,erros, egoísmos. Os problemas básicos de sobrevivência presentes neste romance vão além de qualquer período e garantem ao leitor uma necessidade de meditação, já que Dickens, com sua mão de mestre, construiu um enredo e personagens excepcionais, que o transformaram num dos maiores escritores de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário