sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Orgulho e Preconceito - Jane Austen


Jane Austen tem uma característica muito particular. Através de romances com temas considerados simples, ela constrói um retrato da sociedade inglesa do final do século XVIII e meados do século XIX. Jane não toma partido desuas heroínas, deixa para o leitor a tarefa de julgar se elas são fúteis ou apenas vítimas de uma época na qual a mulher não tinha muitas escolhas, além de conseguir um bom casamento que lhe garanta um futuro tranquilo.
Seu romance mais popular é, com certeza, "Orgulho e Preconceito", citado em inúmeros filmes românticos. O romance deixa as mulheres a espera do seu Mr. Darcy e os homens a procura de uma Lizzy Bennet.
A família Bennet não teve a sorte de ter um herdeiro, por isso, segundo o costume da época, um sobrinho de Mr. Bennet herdaria a propriedade única da família quando o tio partisse. A Senhora Bennet tem consciência de que suas cinco filhas e ela mesma ficarão abandonadas a prórpia sorte quando seu marido falecer, portanto, resume sua vida num único propósito: arranjar casamentos para as cinco jovens Bennet. A mais velha é a doce e compreensiva Jane, a segunda é a forte e segura de si Elisabeth, ou Lizzy como queiram. A terceira é a despreocupada e musical Mary, a quarta é a fútil Catherine, que por sua vez, tem como mentora a mais jovem das irmãs, a espevitada Lydia.
Com a vinda dos Senhores Bingley e Darcy para o remoto povoado, as famílias ficam todas eufóricas, já que os dois jovens são ricos herdeiros, o que os torna bons partidos para a maioria das moças da região, pobres camponesas sem dote.
"Orgulho e Preconceito" são os sentimentos que povoam os corações do casal protagonista, Mr. Darcy e Elisabeth Bennet. Ele, orgulhoso jovem rico que não se sente a vontade por amar uma jovem pobre e inferior à sua classe. Ela, preconceituosa graças a imagem criada na sua mente depois do primeiro baile, no qual Mr. Darcy recusa-se a dançar com as jovens da região.
Depois de muitos desentendimentos, o romance tem um desfecho feliz. Mr. Darcy e Lizzy conseguem vencer seu orgulho e seu preconceito e aceitam cultivar dentro de si um amor compreensivo que apaga qualquer mancha do passado.
Mr. Darcy é um personagem muito bem construído, um anti-herói que com sua personalidade forte e sua originalidade conquista os leitores, que mesmo assistindo a atitudes não muito simpáticas da sua parte no início do romance, confiam no caráter do jovem inglês, que embora não tenha nenhum título nobre, termina o romance com ares de Lord, que até nos dias atuais, encanta as mocinhas que sonham com o homem perfeito.

Um comentário: