quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Jane Eyre - Charlotte Brontë


O romance da mais velha das Irmãs Brontë é dramático, intenso e apaixonante. Tecido na mesma oficina rude que "O Morro dos Ventos Uivantes", "Jane Eyre" é também um romance diferente e sem classificação.
A jovem orfã Jane Eyre vive na casa da Tia que a odeia, além de ter que aguentar as surras do primo e as humilhações das primas. Aos dez anos, depois que vê a situação se tornar insuportável, a tia de Jane, Senhora Reed, concorda em mandá-la para um colégio, na verdade, um asilo para órfãs.
Depois de passar seis anos como aluna e dois como professora, Jane Eyre resolve procurar outros caminhos e coloca um anúncio no jornal se oferecendo como governanta e preceptora de crianças. Ela é contratada para trabalhar numa propriedade distante chamada Thornfield Hall e logo ela descobre que seria a preceptora da pequena Adèle, garota francesa protegida do dono da casa que estava ausente.
Numa noite em que Jane sai para caminhar, ela encontra-se com seu patrão e o salva de uma queda de cavalo.
A proximidade que surge entre os dois é intensa e Mr. Rochester pede jane em casamento. No dia das bodas, a surpresa: Rochester mantinha num quarto da propriedade sua esposa louca, que se chamava Bertha.
O século XIX foi um século puritano na Inglaterra Vitoriana. Os costumes eram levados a sério e para muitos, "Jane Eyre" era um romance forte, com um tema polêmico...isso porque eles não sabiam que era escrito por uma mulher. As três irmãs escritoras, sabendo da dureza e do preconceito da crítica quanto a seu sexo, usavam pseudônimos masculinos para publicarem seus livros.
Os personagens masculinos das irmãs Charlotte e Emily Brontë assemelhan-se em certos pontos. Fisicamente temos um Heathcliff fora dos padrões de beleza: moreno, de traços duros. Mr. Rochester, embora pertente de uma alta linhagem inglesa, tinha traços endurecidos.
Os dois amaram intensamente e, para viver este amor, foram além do que a sociedade permite. Mr. Rochester propõe um falso casamento à Jane, tendo como objetivo manter a existência da esposa louca em segredo, mesmo com as duas vivendo na mesma casa!
Muitos afirmam este romance ser a biografia de Charlotte. As Irmãs Brontë, assim como suas personagens, precisavam trabalhar e viver a custa do seu suor. Por isso talvez, suas obras foram mal compreendidas naquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário