quarta-feira, 22 de julho de 2009

Barroco


Barroco é um termo genérico que denomina todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início de 1700. Além da Literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura do período. Mesmo se considerarmos o barroco o primeiro estilo literário brasileiro e Gregório de Matos nosso primeiro poeta de fato, ainda não se pode isolar a colônia (Brasil) da metrópole ( Portugal). Os dois principais autores do Barroco brasileiro, Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos, tinham suas vidas divididas entre Brasil e Portugal. A origem da palavra Barroco é controvertida. Segundo alguns etimologistas, ela designaria uma espécie de pérola de forma irregular, ou mesmo um terreno desigual. O Barroco também é chamado de Seiscentismo ( estética dominante dos anos 1600, século XVII). No Brasil, esta estética tem início em 1601 com Bento Teixeira e o poema épico Prosopopéia. Seu marco final acontece em 1768 com a fundação da Arcádia Ultramarina e a publicação do livro Obras de Cláudio Manuel da Costa.


Momento histórico

O Barroco teve grande destaque na Espanha, talvez por isto, não conseguiu o mesmo êxito em Portugal, já que neste período o país perdera a autonomia e sofria a dominação espanhola. Os portugueses criaram certa aversão à cultura do dominador. Na esperança de transformar novamente Portugal num grande império faz com que Dom Sebastião se aventure em Alcácer - Quibir na África, onde desaparece e cria o mito do Sebastianismo, uma crença de que Dom Sebastião iria voltar e transformar Portugal no Quinto império. Um grande sebastianista no Brasil foi o Padre Antônio Vieira. A Restauração só aconteceria no ano de 1640. A Companhia de Jesus praticamente monopolizava o ensino nas colônias e enquanto a Europa vivia uma efervescência no campo da ciência, a Península Ibérica permanecia um reduto da cultura medieval. No Brasil, o Nordeste sofre as Invasões holandesas e o apogeu e decadência da cana-de-açúcar.


Características do Barroco

O Barroco com seu estilo nasceram da crise dos valores Renascentistas. O homem seiscentista vivia em desequilibro e tentava evadir-se por meio do culto exagerado da forma sobrecarregando a poesia de figuras de linguagem, como a metáfora, antítese, hipérbole e alegoria. O rebuscamento na arte barroca é reflexo do conflito que o homem vivia nesta época (Antropocentrismo renascentista X Teocentrismo medieval). Este é um dilema que atormenta os homens deste período, pois, embora quisessem alcançar a glória dos céus era difícil resistir aos prazeres do mundo. No Barroco literário destinguem-se dois estilos: O Cultismo, que é um jogo de palavras caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante. E o Conceptismo, que é marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, racionalismo e utiliza uma retórica aprimorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário