sábado, 13 de junho de 2009

Livros que fazem perder noites de sono

Muitos me perguntam, ao saber que eu gosto de ler, qual é a graça de ficar algumas horas do dia lendo um livro. Antigamente eu não sabia responder e dizia “Leio por ler, é algo que eu gosto”...realmente eu nunca li por imposição, nunca fui obrigada a ler, sempre li porque gostava. Hoje em dia, se alguém me fizer esta pergunta novamente eu saberei responder de uma forma mais específica, eu direi que é porque a leitura me faz perder noites de sono. Não; podem ficar tranqüilos que eu não passo noites inteiras lendo ao invés de dormir...eu passo noites sem dormir depois que termino as minhas leituras. Quando li “Dom Casmurro” pela primeira vez, fiquei duas semanas pensando no livro quando me deitava em minha cama à noite. Pensava em Capitu, nunca havia conhecido uma mulher daquele jeito, tão misteriosa...pensava em Bentinho, será que ele fez uma besteira e pôs tudo a perder por causa de ciúmes ou ele foi mesmo traído? Era como se eu fizesse uma viagem imaginária por estas estórias, e assim passavam uma, duas, três da madrugada e eu sem dormir. Quando estava no segundo ano da faculdade, eu resolvi ler um livro que procurava há tempos: “O Morro dos ventos uivantes”. Eu sempre quis ler este livro, mas não sabia nada sobre ele, só achava o nome poético. Quando eu o li, passei novamente horas sem dormir pensando naqueles personagens, naquele lugar, naquelas situações, naquele sofrimento todo...E outros livros vieram e virão...alguns me encantam, outros nem tanto, mas o que importa de verdade, é a paixão que estas “viagens noturnas” fizeram nascer em mim. Eu, uma moça do interior do Brasil, viajei pelas charnecas frias da Inglaterra, pelo Rio de Janeiro, pela Itália, pela França, até mesmo pelo deserto! Era como se a Literatura fosse uma fuga dos meus problemas e do ostracismo no qual eu vivia. Como se eu tivesse alguma coisa no que pensar além dos assuntos escolares, dos problemas familiares, das intrigas com os amigos, como se a minha vida ganhasse cor e eu me realizasse através das grandes personagens dos romances que eu lia, através dos belos lugares que eu conhecia pelos livros...As horas de sono que eu perdi não prejudicaram minha saúde, pelo contrário, eu cresci como ser humano através das minhas leituras, eu ganhei experiência de vida, conheci tipos humanos diversos... se hoje eu sou uma pessoa consciente do mundo a minha volta, eu devo tudo as horas de sono que eu perdi pensando nos livros que eu li.

Um comentário:

  1. Que lindo seu texto!

    Sem dúvida, a leitura é uma atividade espiritual recompensadora!
    Parabéns pelo blog!

    De uma apaixonda por literatura.

    ResponderExcluir