quinta-feira, 28 de maio de 2009

Érico Veríssimo


Érico Veríssimo nasceu na cidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, no dia 17 de dezembro de 1905. Assistiu a ruína econômica de sua família durante a infância e por isso, teve que exercer várias funções modestas.
Casou-se no ano de 1931 com Mafalda Halfen Volpe e transferiu-se para Porto Alegre. Esteve ligado à Editora Globo na qualidade de conselheiro literário, até 1950. Em 1943 viajou pela primeira vez para os Estados Unidos e a partir de então, dedicou-se a divulgar a cultura e a literatura brasileira no exterior em conferências e cursos em vários países. Seu prestígio internacional cresceu a tal ponto que, em 1953, por indicação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, assumiu a direção do Departamento de Assuntos Culturais da OEA, cargo que exerceu por três anos em Washington D.C.
Érico Veríssimo recebeu muitos prêmios, entre eles, o prêmio Jabuti em 1966, Personalidade literária do ano em 1972... suas obras foram traduzidas para vários países.
Era um viajante apaixonado e esteve também na Grécia, Oriente Médio e Israel e retornou várias vezes à Europa e aos estados Unidos.
O escritor faleceu subitamente de infarto no dia 28 de novembro de 1975, em Porto Alegre, enquanto se ocupava do segundo volume de suas memórias, “Solo de Clarineta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário